Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar, no distrito da Maganja da Costa, Moçambique, é título deste uma Dissertação apresentado ora apresentado em resumo.
Resumo
As mudanças climáticas são um desafio da actualidade para os académicos, políticos e a sociedade em geral.
Portanto, elas vêm criando impactos notaveis e significativos nos sectores sócio-económicos e ambientais.
Esta “nova realidade”, obriga a sociedade a adoptar medidas de adaptação face a esta realidade.
A agricultura principal fonte de alimentos e rendimentos sobretudo para a população rural em Moçambique.
Este é um dos sectores que é efectada pelas mudanças climáticas pois influenciam nos níveis de produção de alimentos, seu acesso físico e económico.
Assim, as quantidades de produção agrícola alcançadas em muitas situações são resultado do comportamento da chuva e temperatura, enquanto a chuva é cada vez mais irregular, o calor é mais intenso.
Este cenário tem se verificado no Distrito da Maganja da Costa.
Por isso, é no sentido de analisar o impacto que as mudanças climáticas, tem na segurança alimentar neste distrito que se desenvolveu esta pesquisa.
Dados
Neste distrito, 94,4% da população é rural e vive da agricultura, fonte de aliemntos e rendimentos.
Para além disso, o distrito é costeiro e vulnerável a ciclones, cheias e inundações e em alguns casos seca.
Todos estes condicionantes afectam os sectores produtivos da população do distrito sobretudo a que vive na região do Baixo Licungo Nante.
Com base numa metodologia quantitativa, efectivada a partir da pesquisa documental e inquérito, foram recolhidos dados que permitiram constatar que:
Existe um impacto negativo da mudança climática na segurança alimentar no distrito, apesar de ter sido difícil de medir o grau da sua influência.
Contudo, este não é único factor que influencia a segurança alimentar no distrito.
Existem outros relacionados com condições de infraestruturas de transporte, a capacidade financeira da população, preços e dependência da agricultura como principal fonte de acesso a alimentos.
Pode solicitar a pesquisa completa pelo enderenço eletrónico calistodapaz@gmail.com ou pode ter acesso atraves de https://climatechangemoz.com/wp-content/uploads/2021/12/Seguranca-Alimentar-e-Mudancas-Climaticas_Calisto-Hilario-2.pdf.
As principais conclusões estão em https://climatechangemoz.com/?p=1459