Moçambique e a sustentabilidade ambiental

0
(0)

Moçambique e a sustentabilidade ambiental, é o título deste artigo que tem por objectivo partilhar um cenário descrito num relatório que avalia o índice de sustentabilidade ambiental através do EPI.

Assim, o EPI (Environmental Performance Index) em Português Índice de Desempenho Ambiental, é um índice em que se avalia 32 parâmetros diferentes agrupados em 11 categorias que incluem a saúde ambiental, a qualidade do ar, a gestão da água, a biodiversidade e o habitat, as florestas, pescas, agricultura e as mudanças climáticas. O EPI classifica 180 países em saúde ambiental e vitalidade do ecossistema.

Paralelamente a esses parâmetros, se avalia igualmente os efeitos na saúde humana e nos ecossistemas em cada uma das categorias acima mencionadas.

Assim sendo, o relatório divulgado recentemente (2020), revela que Moçambique ocupa a posição 136 dos 180 países avaliados em termos de índice de sustentabilidade. A figura 1, ilustra a posição e ranking do país em 11 categorias.

Figura 1: Ranking e EPI score de Moçambique em categorias

Particularmente a Mudanças Climáticas, o país ocupa a posição 152. Comparando os 5 cinco indicadores avaliados para esta categoria, pode se perceber que a taxa mais baixa é do crescimento do NO2 fazendo com que o país ocupa a posição 22. Os índices e Ranking encontram-se exposto na figura 2.

Os dados processados e expostos neste artigo, foram extraídos e processados do Relatório Perfomace Ambiental 2020, O documento encontra-se disponível em https://epi.yale.edu/

Artigo disponível emhttps://climatechangemoz.com/?p=673

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Artigos relacionados

+ There are no comments

Add yours