Aquecimento global e Mudança climática: conceitos, causas e consequências

0
(0)

Aquecimento global e Mudança climática: conceitos, causas e consequências, este representa o titulo do presente texto que tem por objectivo trazer alguns conceitos relacionados com a mudança climática.

Assim, torna-se a esclarecer em primeiro lugar os conceitos de Aquecimento global e Mudança climática e em segundo lugar os conceitos neles relacionados

1. Aquecimento global e Mudança climática

1.1. Aquecimento global

A World Wide Fund for Nature (WWF), (2015), considera o Aquecimento Global, um fenómeno ocasionado pelo aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. O aumento do nível dos oceanos, o crescimento e o surgimento de desertos, o aumento do número de furacões, tufões e ciclones e a observação de ondas de calor em regiões de temperatura tradicionalmente amena são os exemplos mais notórios desse fenómeno.

Assim, considera-se o aquecimento global, o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra, devido a causas naturais e antrópicas.

1.2. Mudança climática

Já para a Mudança climática, o conceito trazido pelo Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC) (2001), é de que refere-se a uma variação estatisticamente significativa nas condições médias do clima ou em sua variabilidade, que persiste por um longo período-geralmente décadas ou mais. Este conceito relaciona-se bastante com o de aquecimento global

2. Causas de aquecimento global e mudanças climáticas

Causas de aquecimento global e mudanças climáticas podem ter ser naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da terra ou podem ser consequência das actividades humanas. A abordagem similar do IPCC (2001 que refere que, pode advir de processos naturais internos ou de forçamentos naturais externos, ou ainda de mudanças antropogénicas persistentes na composição da atmosfera ou no uso do solo.

Nesse âmbito, o WWF , afirma que o IPCC, órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela acção do homem.

A lista das actividades que tem causado o aquecimento global e a consequente Mudança climática, abrangem:

  • Queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia,
  • Actividades industriais e transportes;
  • Conversão do uso do solo;
  • Agropecuária;
  • Descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento;

Estas actividades emitem grande quantidade de CO² e de gases formadores do efeito estufa.

3. Consequências de mudanças climáticas

Consequências de mudanças climáticas criam riscos e oportunidades para os principais sectores económicos. As mudanças climáticas afectam não apenas o bem-estar humano e os ecossistemas, mas também os padrões de consumo e de produção (WWF, 2015).

Nesse contexto, para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO (2016), a pobreza, a fraco desenvolvimento económico, crescimento populacional e gestão recursos são afectadas pelas mudanças climáticas.

Gera-se limites biofísicos do planeta, provoca impactos importantes em recursos de água doce, no oceano, na atmosfera, variabilidade ecossistemas climáticos e terrestres e biodiversidade (UNESCO, 2016).

Este cenário, implica condições não estacionárias no sistema modificando fundamentalmente a tomada de decisões no sector público e privado, o que traz aumento da incerteza em ambas as projeções globais como na construção de cenários climáticos (Idem).

O IPCC (2001), resume as consequências em:

  • Aumento da temperatura média global;
  • Alteração de padrões de temperatura do ar e precipitação com o aumento de eventos extremos (secas e cheias);
  • Subida global do nível médio do mar;
  • Aumento da temperatura média das camadas superiores dos oceanos.

 Outros conceitos importantes relacionados com o aquecimento global e mudanças climáticas, são descritos a seguir.

4. Efeito estufa

Efeito estufa, corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da Terra. Essa camada é composta principalmente por gás carbónico ou dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor de água. É um fenómeno natural fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies (WWF, 2015).

5. Risco: Ameaça e vulnerabilidade

5.1. Ameaça

A ameaça e vulnerabilidade, produzem o risco. A ameaça é um fenómeno de origem natural, sócio-natural ou antrópica que ao se produzir ou se apresentar em uma comunidade que não está em capacidade para enfrentá-lo. É a consequência potencial em uma situação na qual algo de valor está em jogo e que o resultado é incerto, reconhecendo a diversidade de valores (Junior, 2017).

5.2. Vulnerabilidade

Já a vulnerabilidade, representa o grau de suscetibilidade de uma região, de um grupo, de uma actividade ou sector socioeconómico, ou de um recurso natural a eventos extremos do clima, tais como secas, cheias, picos de temperatura, elevação do nível do mar e furacões (ENAP, 2018). A Vulnerabilidade existe em função do caráter, da dimensão e da taxa de variação climática ao qual um sistema é exposto, sua sensibilidade e capacidade de adaptação (Idem).

Outra abordagem sobre o mesmo conceito, é do Júnior (2017) que afirma que é a propensão ou pré-disposição a ser adversamente afectado. Assim para o autor, a vulnerabilidade engloba uma variedade de conceitos e elementos, incluindo sensibilidade ou susceptibilidade a danos e falta de capacidade para lidar e adaptar-se.

5.3. Risco

Assim o Risco faz referência a uma situação potencial que ao se tornar actual e real, traduz-se em desastre. Resulta da convergência entre ameaça e vulnerabilidade

Quando se fala de soluções de mudanças climáticas, refere-se a adaptação e mitigação

6. Adaptação

Adaptação é um ajuste do sistema natural ou humano em resposta aos efeitos climáticos actuais ou futuros. São iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos diante dos efeitos actuais e esperados da mudança do clima. Seu principal objectivo é reduzir o impacto dos efeitos adversos da mudança do clima, para salvaguardar as populações, o meio ambiente e as estruturas existentes (ENAP, 2018).

O autor em referência traz a classificações da adaptação.

  • Antecipatória/proativa: ocorre antes de o impacto acontecer;
  • Autónoma/espontânea/reactiva: é a acção desencadeada por mudanças ambientais nos sistemas naturais e por mudanças no mercado e bem-estar nos sistemas humanos;
  • Planeada: é resultado das acções e decisões políticas, baseadas na consciência de que a mudança de clima pode vir a ocorrer (ENAP, 2018).

7. Mitigação

Mitigação da mudança climática refere-se a acção da diminuição ou impedimento de que mais gases do efeito estufa sejam liberados na atmosfera (FAO, 2016).

Os exemplos da mitigação incluem a troca para fontes de energia renováveis, fazendo com que os equipamentos fiquem mais energicamente eficientes, usar a reciclagem, realizar mais trajectos em bicicleta ou caminhando, melhorar as práticas de gestão da floresta, e mudar o comportamento de consumo (Idem).

Este artigo pode se encontrar em https://www.climatechangemoz.com/

8. Bibliografias

  • Banco Mundial (2019). Programa de Gestão de Risco de Desastres e Resiliência em Moçambique. Maputo:
  • ENAP (2018).  Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal. Módulo 3, Brasilia
  • FAO (2009). Convencção das Nações Unidas de Combate a desertificação nos países da CPLP: Relatório de Moçambique, Maputo.
  • FAO (2016). A mudança climática distintivo desafio. Aliança Global das Nações Unidas e Juventude, segunda edição. Roma.
  • Júnior, O.B., (2017). Mudanças climáticas, agricultura e segurança alimentar: Um caminho para o desastre. Brasil: Friedrich Ebert.
  • May, P.M., Vinha, V. (2012). Adaptação às mudanças climáticas no Brasil: O papel do investimento privado. Brasil: Estudos Avançados.
  • UNESCO (2016). Toma de decisiones y cambio climático: acercando la ciencia y la política en América Latina y el Caribe. Disponivel em at: https://www.researchgate.net/publication/316796883
  • WWF (2015). As mudanças climáticas riscos e oportunidades. Água Brasil. Disponivel em http://bbaguabrasil.com.br.

[1] https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/causas/

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Artigos relacionados

+ There are no comments

Add yours